LAE Oportunidades: 5 dicas simples para estudar para a proficiência e se divertir ao mesmo tempo

 

Se você sonha em fazer uma Graduação ou Pós-Graduação no exterior, você precisa ter um ótimo inglês. Confira abaixo algumas dicas leves que podem ajudar você a se preparar para o teste de proficiência e garantir uma boa nota.

 

1. Veja seus seriados favoritos (em inglês) o mais imerso possível!

Ou seja, se você é iniciante, veja em inglês com legendas em português. Se é intermediário, veja com legendas em inglês. E se é avançado, veja apenas com o áudio em inglês. As primeiras vezes podem ser um pouco cansativas, mas você vai entender mais do que imagina, treinar seu ouvido e aumentar o seu vocabulário!

 

 

2. Escute e traduza músicas.

Ao invés de pegar a tradução pronta na internet, tire alguns minutos e traduza trecho a trecho das músicas em inglês que você mais ama. Hoje em dia, com dicionários online e Google Tradutor, esse processo se tornou muito mais rápido e você descobre novos usos e construções de palavras que você já conhecia.

 

 

3. Procure grupos que se encontrem ou façam Happy Hour para falar inglês na sua cidade.

A fala é, para muitos estudantes de inglês, a principal barreira e os grupos de conversação podem ser a solução. É bastante comum que esses grupos se reúnam semanalmente ou mensalmente e, muitas vezes, esses encontros são abertos para participantes externos. Procure no Google e nos grupos de Facebook da sua cidade e participe!

 

 

4. Escolha uma nova palavra para aprender todos os dias.

Pode ser uma palavra que você usa bastante, algo específico referente a sua profissão ou simplesmente uma palavra aleatória.

 

 

5. Descubra e siga canais no Youtube com assuntos que interessam você.

Hoje em dia é possível encontrar todo o tipo de assunto no Youtube, especialmente em inglês. Você terá contato com a linguagem coloquial do dia a dia, que normalmente é simples. Mesmo que você não entenda tudo de primeira, pode pausar e procurar no dicionário as palavras que você não conhece.

 

 


Mas lembre-se: além de seguir as dicas acima, você precisa estudar a metodologia e o sistema da prova para garantir uma excelente pontuação. A University of Queensland oferece um curso gratuito (sem certificado) para ajudar você a se preparar para o IELTS. Saiba mais aqui.