LAE Destinos: O que é o K-Pop, estilo musical coreano que conquistou o mundo?

 

Você já ouviu falar de K-Pop? O estilo musical está bombando nas redes sociais e é super tendência no Brasil!

 

O nome é uma abreviação para Korean-Pop e o estilo reflete as bandas, cantores e grupos que estão fazendo sucesso no mundo todo. As características são a mistura de vários estilos musicais, o uso de frases em inglês, roupas coloridas e coreografias ousadas.

 

Mesmo que você nunca tenha parado intencionalmente para ouvir K-Pop, você certamente se lembra do estilo pela popular música que virou febre em 2012, Gangnam Style, do PSY. O clipe, cheio de efeitos, roupas extravagantes e coreografia marcante é o ápice do K-Pop e a identificação com os jovens é uma de suas marcas mais fortes.

 

A criação das bandas de K-Pop vem de uma dinâmica muito bem esquematizada na Coreia do Sul. A indústria da música coreana monta grupos de trainees e seleciona potenciais cantores em programas de tv, na rua ou em escolas através de olheiros. Esses jovens passam a viver isolados recebendo treinamentos sobre música, dança, idiomas, canto e outras habilidades necessárias a um ídolo. Os programas muitas vezes são criticados, pois acabam fazendo com que muitos jovens abandonem a escola e outros planos para se tornarem ídolos de K-Pop e também por proporcionarem situações de abuso e repressão aos jovens lá confinados.

 

 

A origem

O K-Pop surgiu nos anos 90 e sua força cresceu a partir da conexão com vários estilos de música ocidentais, como o pop, o rap e o techno. A primeira banda de K-Pop estreou num show de talentos de uma rede de televisão coreana e obteve a nota mais baixa do júri, mas logo depois, a música ficou entre as primeiras nas paradas e a banda alcançou muito sucesso.

 

Os principais ídolos

Há uma variedade imensa de tipos de banda, sendo algumas das mais famosas o BTS e BoA, esta última considerada a Rainha do K-Pop.

 

Os fãs

O K-Pop é um grande influenciador na cultura coreana: moda, música, estilo, preferências e produtos patrocinados pelos ídolos viram, quase imediatamente, um produto a ser consumido.

Há também os fãs sasaeng, fãs que perseguem, invadem espaços pessoais e vão atrás de seus ídolos, não importa aonde.

 

Quer estudar na Coreia do Sul e acompanhar de perto as novidades no K-Pop? Entre em contato com a gente via somos@lae-edu.com.br e aprenda coreano na Coreia!