LAE Destinos: O Ano Novo Chinês

 

O Ano Novo Chinês é uma festividade que marca a passagem de ano de acordo com o calendário chinês e é considerada uma das comemorações mais antigas do mundo. A diferença entre os dois calendários - ocidental e chinês - faz com que, para nós, o dia da comemoração seja diferente a cada ano.

 

 

Cada ano chinês é relacionado com um dos doze animais que apareceram para uma reunião com Buda. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e javali. O próximo ano será o do cachorro.

 

A data é comemorada em diversos países além da China. Na maior parte deles, as ruas das Chinatowns são tomadas por músicas, comemorações e comidas típicas. A cor predominante é o vermelho - diferente do branco ocidental - e entre os costumes estão: a troca de envelopes contendo dinheiro (normalmente dados pelos mais velhos aos mais jovens e pelos patrões aos empregados), os shows de fogos de artifício e a decoração com os famosos Chunlian, faixas vermelhas contendo mensagens de sucesso e boa sorte. Confira como é o Ano Novo Chinês em alguns dos destinos oferecidos pela LAE:

 

Austrália

 

Em Sydney, o bairro típico da cidade é iluminado especialmente para a ocasião e ocorre a tradicional Parada de Ano Novo. Além disso, exposições e desfiles acontecem durante as duas semanas que marcam o evento. A abertura está acontecendo hoje, com um show de fogos e luzes em Circular Quay, espaço próximo à Sydney Harbour Bridge. Consulte a programação aqui.

 

 

Em Melbourne, que possui uma das maiores Chinatowns do mundo, o festival também é majestoso. Os principais pontos turísticos da cidade ficam tomados de comemorações, feiras, danças, concursos e atividades. No dia 18 acontece a Millennium Dai Long Parade, um evento grandioso onde um dragão - formado por diversas pessoas voluntárias - desfila pelas ruas.  Você pode acompanhar a programação aqui.

 

Nova Zelândia

 

A Nova Zelândia é um país extremamente multicultural, e em Auckland, uma grande porcentagem da população descende de países asiáticos. O Ano Novo Chinês é um dos mais importantes feriados comemorados na cidade, durando duas semanas e incluindo shows típicos, festivais de luzes e espaços dedicados à cultura chinesa - que oferecem artesanato e iguarias. Consulte a programação aqui.

 

 

Canadá

 

No Canadá, as comemorações também são comuns. A comunidade chinesa de Toronto espalha suas festividades pela cidade inteira: a comemoração dura cerca de 15 dias e, no 15º dia, ocorre o Festival das Lanternas, que também marca a primeira lua cheia do ano. Você pode participar de festas típicas, ver exposições de arte e de cultura chinesa e aproveitar algum dos cardápios especialmente pensados para a ocasião em diversos restaurantes locais. Veja mais aqui.

 

 

Outras importantes Chinatowns ao redor do mundo: Inglaterra (Londres), França (Paris), Japão (Tóquio) e Holanda (Amsterdam).

LAE Destinos: Você já ouviu falar de Fort Lauderdale? LAE Destinos: Você já ouviu falar de Fort Lauderdale?
LAE Destinos: A Ilha Norte da Nova Zelândia LAE Destinos: A Ilha Norte da Nova Zelândia
6 praias para surfar enquanto estuda inglês na África do Sul LAE Destinos: Seis praias para surfar enquanto estuda inglês na África do Sul
LAE Destinos: Conheça Russell, a primeira capital da NZ LAE Destinos: Conheça Russell, a primeira capital da Nova Zelândia
LAE Responde: Apps gratuitos para o seu intercâmbio LAE Responde: Quais apps gratuitos podem ajudar você no seu intercâmbio?
LAE Destinos: Dez locais para visitar em Havana LAE Destinos: 10 locais para visitar em Havana
LAE Responde: Cinema durante o seu intercâmbio LAE Responde: Quanto custa ir ao cinema durante o seu intercâmbio?
LAE Destinos: Cinco opções de lazer em Pequim LAE Destinos: Cinco opções de lazer em Pequim
LAE Responde: Como economizar em Melbourne? LAE Responde: Como economizar em Melbourne?
LAE Inspirações LAE Inspirações: Dez filmes para ver antes de ir para Boston

blog.text_1 blog.text_2
blog.text_3

blog.text_asesorate-expertos