LAE Responde: Quais tipos de Mestrado existem e quais as diferenças entre eles?

 

Se você opta por fazer Mestrado em outro país, existem algumas questões que devem ser consideradas, como qual será a universidade e que tipo de Mestrado você quer cursar: Profissional (by Coursework) ou Acadêmico/com Pesquisa (by Research).

 

E quais as diferenças entre os dois?

 

Profissional ou by Coursework

 

O Mestrado Profissional ou Master by Coursework é indicado se o que você deseja é se especializar em sua carreira e se desenvolver para o mercado de trabalho. Ele é um curso mais prático em que você em frequentará aulas e será avaliado nas disciplinas cursadas. Muitas vezes você pode escolher disciplinas eletivas após cumprir as obrigatórias. Ao final do curso, deve apresentar um trabalho de conclusão e também há possibilidades de estágio. O curso pode durar de 1 a 2 anos. Nesta categoria entram ainda os MBAs (Master of Business Administration).

 

 

Acadêmico, com Pesquisa ou by Research

 

Já o Mestrado com Pesquisa ou Master by Research é a opção certa se você quer investir em sua vida acadêmica e continuar seus estudos como pesquisador. Em alguns programas, a primeira parte será composta por disciplinas e em outros não terá aulas convencionais, mas sempre precisará desenvolver um projeto de pesquisa em parceria com um(a) orientador(a), que contribua academicamente no seu campo de estudo. Para a maioria desses cursos, é necessário que você já tenha um(a)professor(a) disposto(a) a orientar seu trabalho antes de se matricular no curso. Você deve primeiramente selecionar algumas universidades e procurar pelos campos de pesquisa para verificar se aquela instituição tem alguma linha de pesquisa de seu interesse, e a partir daí tentar contato com acadêmicos(as) para verificar se estariam dispostos(as) a receber você.

 

 

A LAE auxilia gratuitamente na matrícula nos dois tipos de Mestrado! Basta entrar em contato que nossos consultores especializados explicam tudo para você.


Tem alguma dúvida sobre os nossos serviços? Nos envie por Facebook ou via somos@lae-edu.com.br! A sua pergunta pode ser o LAE Responde da semana que vem!