LAE Responde: Como funciona o estudo e trabalho na Irlanda?

 

 

A Irlanda é um dos quatro países (além de Austrália, Nova Zelândia e Malta) que permite que o estudante internacional de inglês trabalhe. O salário, apesar de não ser muito alto, permite que o estudante complemente sua renda no país europeu. Confira abaixo algumas questões sobre como estudar e trabalhar na Irlanda sendo um estudante internacional.

 

"A partir de que níveis de curso eu posso trabalhar sendo estudante na Irlanda?"

Na Irlanda, você pode trabalhar fazendo um curso de inglês full-time de pelo menos 15 horas semanais e duração mínima de 25 semanas, e também em cursos de nível técnico ou superior.

 

"Quantas horas posso trabalhar por semana?"

Um estudante internacional na Irlanda pode trabalhar até 20 horas semanais durante o curso e 40 horas semanais durante as férias.

 

 

"Quanto é o salário mínimo na Irlanda?"

O salário mínimo na Irlanda em 2018 é de € 9,55 por hora.

 

"Vou conseguir me sustentar com meu trabalho?"

Não. O salário serve para auxiliar você em seu custo de vida no país, mas não pode ser a única forma de sustento, especialmente caso você demore alguns meses até conseguir um emprego - o que é realidade atualmente pelo menos em Dublin, que está saturada de estudantes internacionais procurando emprego. Por isso, você precisa comprovar, ao chegar no país, o valor mínimo de €3000, independente do tempo que você ficará lá.

 

"Vou conseguir pagar meu curso com o meu trabalho na Irlanda?"

Não. O curso de inglês deve ser totalmente pago antes da viagem. Caso a opção seja por um curso superior, o primeiro semestre deve estar pago.

 

"Quais os tipos de emprego mais comuns que posso conseguir na Irlanda?"

Os empregos mais comuns para estudantes internacionais na Irlanda são em serviços, eventos, construção, hotelaria, atendimento ao público e outros. Quanto melhor for o seu inglês, maiores serão as oportunidades que você terá. Caso seu inglês seja limitado, ficará com opções mais restritas, como ajudante de cozinha, de obra e de panfleteiro. Conseguir um emprego na sua área profissional não é impossível, mas bastante raro e dependerá em grande medida do seu esforço, inglês e nível de qualificação. É importante salientar que atualmente a Irlanda, especialmente Dublin, encontra-se com o mercado saturado, então você deve se programar para ficar pelo menos 3 ou 4 meses sem emprego até conseguir um. Se preferir se colocar rapidamente, Austrália ou Nova Zelândia são opções melhores.


 

Ficou com vontade de estudar na Irlanda? Participe da FEIRA ONLINE DE INTERCÂMBIO e saiba mais sobre como estudar (e quem sabe trabalhar) no país! O evento será no dia 29 de Agosto, das 20h à 0h e você pode entrar de qualquer lugar do Brasil

Inscreva-se gratuitamente aqui e participe! Veja mais detalhes: https://feiraonline.lae-edu.com.br/