LAE Responde: IELTS ou TOEFL: qual dos dois devo fazer?

 

A maioria dos cursos no exterior exige a comprovação de proficiência no idioma escolhido, especialmente se você optar por nível superior, como Graduação, Mestrado ou Doutorado. As duas provas mais exigidas pelas universidades são o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS). Ambas as provas testam o estudante para as habilidades de reading (leitura), writing (escrita), listening (escuta) e speaking (fala).

 

Alguns países ou instituições aceitam somente um ou outro, mas a maioria delas aceita ambos e aí entra a dificuldade de decidir qual prestar. Por isso, resolvemos fazer um resuminho pra te ajudar a decidir!

 

IELTS

 

O IELTS foi criado pela Universidade de Cambrigde e é administrado pelo British Council. O exame pode ser refeito quantas vezes você precisar e não tem prazo de validade, embora a maior parte das instituições solicite que tenha sido realizado nos últimos dois anos. Você pode prestar o IELTS Academic (se quiser estudar no exterior) ou o IELTS General Training (se quiser imigrar para algum país). A nota vai de 0 a 9 em cada uma das aptidões e as provas são aplicadas de uma a três vezes por mês em diversas cidades brasileiras.

 

 

O tempo total da prova escrita é de duas horas e meia, sendo a parte oral feita em outro momento ou data, antes ou depois da parte escrita. O tempo é dividido da seguinte maneira:

  1. Listening: 40 questões referentes a quatro áudios em 30 minutos

  2. Reading: 40 questões referentes a três textos em 60 minutos

  3. Writing: Duas redações em 60 minutos

  4. Speaking: Entrevista oral de cerca de 15 minutos

 

Diferenças em relação ao TOEFL:

  • Formato: A prova é toda feita em papel, manualmente.

  • Dinâmica: Todos os candidatos prestam cada etapa ao mesmo tempo.

  • Speaking: Realizado com um entrevistador em tempo real.

  • Listening: O áudio é colocado em uma caixa de som para a sala inteira.


 

TOEFL

 

O TOEFL é administrado pela ETS. A nota vai até 120 pontos e cada uma das seções vale 30 pontos. O exame tem validade de dois anos e pode ser feito em diversas cidades brasileiras algumas vezes por ano, sendo que possui mais centros prestadores no interior do Brasil do que o IELTS. A prova tem alguns formatos diferentes, mas o mais aceito é o iBT, feito totalmente no computador, em um centro credenciado em data previamente marcada. O tempo total da prova é de quatro horas e meia, divididas da seguinte maneira:

 

 

  1. Reading: De 36 a 56 questões em 60 a 80 minutos

  2. Listening: De 34 a 51 questões em 60 a 90 minutos

  3. Intervalo: 10 minutos

  4. Speaking: 6 tarefas em 20 minutos

  5. Writing: Duas redações em 50 minutos

 

Diferenças em relação ao IELTS:

  • Formato: A prova (iBT) é toda feita através do computador.

  • Dinâmica: Cada candidato presta a prova individualmente, passando para outra etapa quando estiver pronto. Isso pode fazer com que você esteja no Writing enquanto seu colega ainda está no Speaking, por exemplo.

  • Speaking: Realizado através do computador, sem a presença do examinador.

  • Listening: O áudio é realizado com o auxílio de fones de ouvido.

 


 

  • Tem alguma dúvida sobre os nossos serviços? Nos envie por Facebook ou via somos@lae-edu.com.br! A sua pergunta pode ser o LAE Responde da semana que vem!

blog.text_share_article:
    |Recomendado para você
    LAE Responde: Apps gratuitos para o seu intercâmbio LAE Responde: Quais apps gratuitos podem ajudar você no seu intercâmbio?
    LAE Destinos: 5 pratos marroquinos para o final de semana! LAE Destinos: 5 pratos marroquinos para você testar no final de semana!
    LAE Responde: Estude no ICTE-UQ com um desconto exclusivo! LAE Responde: Como funciona o desconto no curso de inglês da University of Queensland para participantes do game no Facebook?
    LAE Responde:Ficar mais tempo no destino após o fim do curso LAE Responde: É possível ficar mais tempo no destino depois que meu curso terminar?
    LAE Destinos: Cinco pubs clássicos de Londres! LAE Destinos: Cinco pubs clássicos de Londres para você comemorar as vitórias da seleção inglesa!
    LAE Responde: Viajar para o exterior com seu pet LAE Responde: Posso levar meu animal de estimação pro exterior?
    LAE Destinos: A Ilha Sul da Nova Zelândia LAE Destinos: A Ilha Sul da Nova Zelândia
    LAE Destinos: 5 motivos para conhecer Austin, no Texas LAE Destinos: 5 motivos pelos quais Austin, no Texas, deve ser o destino do seu próximo intercâmbio!
    LAE Responde: Quais idiomas posso estudar com a LAE? LAE Responde: Quais idiomas posso estudar com o auxílio da LAE?
    Até quando o meu desconto da SUPER SALE está garantido? A SUPER SALE: FEIRA ONLINE DE INTERCÂMBIO está chegando! A próxima edição será no dia 20 de Março, das 20h à 0h (Horário de Brasília).
    A LAE nasceu há quase 20 anos, como uma agência de intercâmbio com o objetivo de tornar o estudo no exterior uma experiência mais acessível e segura para todos. A proposta sempre foi oferecer não somente qualidade e transparência no processo, como também centenas de opções de instituições de alta qualidade nos melhores destinos, tudo isso com consultoria gratuita.
Mais de 35 mil estudantes já realizaram seu projeto conosco e queremos ajudar você também a realizá-lo já realizaram seu projeto conosco
e queremos ajudar você também a realizá-lo

Diversas organizações nos certificam como agentes especializados em educação internacional