LAE Destinos: Conheça o Outback australiano


O deserto australiano - Outback - é um dos lugares que mais caracterizam a Austrália.  O ambiente ocupa cerca de 56% do território mas apenas 10% dos australianos vivem nele, já que é bastante quente e inóspito. 


O famoso deserto abriga pontos turísticos importantes da Austrália e locais sagrados da cultura aborígene. 

O Outback é um espaço de extremos: muito calor durante o dia e muito frio durante a noite são apenas duas das dificuldades que o terreno oferece. Ainda assim, a terra vermelha, os monumentos em pedra e a vegetação rasteira fazem do local um ponto de passagem essencial para todo estudante que está fazendo intercâmbio na terra dos cangurus. Conhecer o Outback é conhecer o coração do território australiano.

 

A economia da região é baseada na exploração de metais preciosos, gás e mineração, já que não há possibilidade de agricultura ou pecuária mesmo com investimentos pesados. Não há demarcações exatas de onde o deserto começa e onde termina, mas localiza-se majoritariamente no centro do país (veja no mapa à esquerda).

 

O turista que visita o Outback possui muitas opções de diversão. Você pode viajar de avião até Alice Springs e alugar um carro para explorar a região assim como você pode embarcar no The Ghan, uma viagem de trem que dura três dias e atravessa a Austrália do Sul (parte de Adelaide) até o Norte (Darwin). Tudo depende do seu orçamento e dos locais que você deseja conhecer. Por mais que seja uma região desértica e majoritariamente seco, você poderá encontrar alguns parques com opções aquáticas e refrescantes. Mas, durante a maior parte do tempo, o que você verá é a típica terra vermelha característica do Outback.

 

Os itens essenciais para uma boa estadia no deserto são: calças para a noite, roupas leves para o dia, (muito) protetor solar e repelente além das famosas flynet, redes colocadas ao redor do chapéu para afastar as moscas e outros insetos. E é claro: muita água.

 

Se você ama aventura e está disposto a mergulhar em uma cultura totalmente diferente e ancestral, conhecer o Outback será inesquecível.

 

Alguns dos pontos turísticos mais famosos são:

 

Centro Vermelho

É o nome como é conhecida a parte central da Austrália e alguns dos principais pontos turísticos do Outback estão localizados, como o Uluru e o parque Kaja Tjuta.

O centro vermelho AustralianoSMLXL

 


Uluru

O monte é um dos principais símbolos da Austrália e está localizado no coração do Centro Vermelho. Possui 318 metros de altura e quase 10 quilômetros de circunferência. É considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Para os aborígenes, o monolito é sagrado e significa o centro do mundo. O ambiente representava a união de várias tribos, o que o faz único. O morro também não deve ser escalado pois ofende as crenças locais aborígenes, considerados os verdadeiros donos daquela terra.

O Uluru é um dos principais pontos turísticos da AustráliaSMLXL

 

Kaja Tjuta

O parque é uma formação rochosa em uma área de mais de 20 quilômetros. O local é sagrado para a tribo Anangu, que habita a região há mais de 22 mil anos. Acredita que as abóbadas de pedra possuem aproximadamente 500 milhões de anos.

Kaja Tjura, parque do Outback australianoSMLXL

 

 

Kings Canyon

O local é parte do Parque Nacional de Watarrka no Território do Norte da Austrália. Você pode passear e conhecer as altas rochas vermelhas que abrigam mais de 600 espécies da flora e fauna australianas. Você pode subir até a borda do Kings Canyon no nascer ou no pôr-do-sol e apreciar a bela paisagem. Para os amantes da corida, o trajeto ao redor do Kings Canyon de 6 quilômetros leva de 3 a 4 horas. 

Kings Canyon, parte do parque nacional de Watarrka, no Território do Norte (Austrália)SMLXL

 

 

Parque Nacional Kakadu

O parque localiza-se no norte da Austrália, próximo de Darwin, e oferece a possibilidade de interagir com os habitantes da região, a geologia, flora e fauna. Além disso, você pode aprender muito sobre a cultura aborígene ao conhecer o espaço.

O Parque Nacional Kakadu, local turístico e de flora e fauna selvagem da AustráliaSMLXL

 

 

Lago Eyre

O lago enche apenas em alguns períodos  do ano. No geral, é o local mais baixo e seco de toda a Austrália. É o maior lago salgado do país. Nas raras ocasiões em que o lago fica cheio, se transforma em um dos espetáculos naturais mais lindos do país. A fauna e a flora locais renascem e a água fica com diferentes colorações.

Lago Eyre é o maior lago salgado australianoSMLXL
 

Gostou do Outback e quer estudar na Austrália? Entre em contato via somos@lae-edu.com.br e descubra como realizar seu sonho. E só lembrando: nossa consultoria educacional é gratuita!