LAE Destinos: O extremo Norte do Canadá

LAE Destinos: O extremo norte do Canadá

 

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial. Cidades como Toronto, Vancouver, Montreal e Ottawa são especialmente mais conhecidas por reunirem boa parte da população canadense e serem os centros econômicos, políticos, culturais e econômicos do país.

 

Mapa do Canadá com suas províncias e territórios. Foto: Divulgação

 

Porém, o Canadá é um território vastíssimo, e uma boa parte dele está em altas latitudes, próximas ao Pólo Norte. Esses grandes pedaços de terra não são considerados províncias canadenses - como as conhecidas British Columbia, Alberta, Ontário e outros - mas territórios federais. A diferença entre esses dois sistemas é que enquanto as províncias recebem poder e autoridade diretamente da Coroa enquanto o território têm poderes delegados pelo Parlamento canadense.

 

Saiba um pouco mais sobre cada um dos três territórios canadenses e o que você encontra neles (além de muito, muito frio).

 

1. Yukon

 

É o território mais ao oeste do Canadá, e faz fronteira diretamente com o Alasca. O território possui a menor população de todo o país: pouco mais de 35 mil habitantes. A capital é Whitehorse e, no total, as oito cidades do território abrigam mais de 80% da população do Yukon.

 

A Aurora Boreal em Yukon. Foto: Divulgação

 

Yukon é famoso por abrigar a segunda maior montanha da América do Norte e o clima do território é ártico e subártico. Algumas dos mais antigos sinais de ocupações humanas nas Américas estão nos sítios arqueológicos de Yukon.

 

Em Yukon, durante o inverno, você pode ver a Aurora Boreal na capital, Whitehorse, e fazer uma viagem combinada com o Alasca (para o qual você deve ter visto de turista americano válido), além de diversas outras atividades ao ar livre, como parques, passeios na neve e em lagos congelados. Já no verão a Aurora Boreal não é tão visível, mas você pode se divertir de diversas maneiras em contato com a natureza da região, como canoagem, pesca esportiva e mountain bike e também conferir a beleza inesquecível dos lagos de cor esmeralda espalhados pelo território.

 

2. Nunavut

 

Nunavut é um dos mais jovens territórios canadenses, tendo sido separado dos Territórios do Nordeste em 1999. Seu nome significa "Nossa Terra" em Inuktitut, o idioma dos esquimós. Essa é uma das línguas oficiais do território, junto com o francês e o inglês.

 

Nunavut é composto pela maior parte do arquipélago ártico canadense e sua capital é Iqaluit. Possui cerca de 37 mil habitantes e é o maior - porém menos povoado - território canadense.

 

Há indícios arqueológicos que os habitantes do território de Nunavut tiveram contato com populações vikings no passado.

 

Urso Polar e filhotes passeiam no verão de Yukon. Foto: Divulgação

 

Em Nunavut, o turismo de natureza impera. Você pode visitar a Ilha Ellesmere - um dos lugares mais ao norte do mundo - e conhecer diversos parques lotados de animais selvagens como ursos polares, lobos, raposas e toda a flora e fauna típicas de climas gelados. Além disso, há pacotes turísticos em que você viaja de barco até a Groenlândia, passando por diversas ilhas canadenses.

 

 

3. Territórios do Nordeste

 

Os Territórios do Nordeste são o mais antigo território federal canadense, e até 1898, compreendiam a totalidade do norte incluindo os atuais territórios de Yukon e Nunavut.

 

Possui a maior população entre os territórios - cerca de 44 mil pessoas - e sua capital é Yellowknife. Os Territórios do Nordeste possuem importantes riquezas naturais para o Canadá, como gás natural e metais preciosos.

 

A capital dos Territórios do Nordeste, Yellowknife. Foto: Divulgação

 

Nos Territórios do Nordeste, você também pode conferir a Aurora Boreal, observar as baleias que visitam a região e conhecer a natureza ártica e subártica durante todas as estações.

 

 


 

E aí? Quer estudar no Canadá e ter a chance de conhecer os territórios do Norte? Aproveite a nossa super promoção: 2 semanas de inglês em Toronto ou Vancouver por apenas R$ 1.250! Para mais informações, envie um email email (clique aqui) ou clique no botão CONTATO no menu superior da página.

Comparte