LAE Destinos: Cinco livros sobre a África do Sul

 

A África do Sul é um país de contrastes, forte cultura, natureza exuberante e de uma história incrível. Entre os fatos mais marcantes, é sempre necessário lembrar do Apartheid, um regime de segregação racial no qual uma minoria branca governava e exercia poder sobre a grande maioria negra. Por ter sido muito recente (o regime durou 46 anos e acabou apenas em 1994), a dor ainda está muito presente na população sul-africana e o tema é recorrente em livros escritos lá.

 

SMLXL

 

Confira abaixo uma seleção de livros feita pela equipe da LAE sobre o país. Se tiver alguma sugestão, fale pra gente através do email somos@lae-edu.com.br, ficaremos felizes em incluir o título na nossa lista! :)

 

1. Longa Caminhada até a Liberdade - Nelson Mandela

 

 

O livro é a autobiografia do líder sul-africano mundialmente conhecido: Nelson Mandela. Na obra, ele relata suas lutas, a vida na prisão e um dos mais doloridos trechos da história da África do Sul: o Apartheid. Já há versão em português e pode ser facilmente encontrado em livrarias ou pela internet.

 

 

2. O Melhor Tempo é o Presente - Nadine Gordimer

 

 

O último livro de Nadine Gordimer (falecida em 2014) relata a história de um casal interracial que sobreviveu ao Apartheid e criou os filhos em um momento de liberdade no país. Porém, outras questões relacionadas à realidade social da África do Sul fazem com que o casal continue questionando e problematizando o país.

 

 

3. Vida e Tempo de Michael K. - J. M. Coetzee

 

 

Livro que rendeu ao autor um Booker Prize. Conta a história de um andarilho sul-africano miserável que precisa sobreviver em uma realidade marcada pela guerra-civil.

 

 

4. Soweto Stories - Miriam Tlali

 

 

Tlali foi a primeira mulher da África do Sul a publicar um romance. Em Soweto Stories, ela relata em dez contos um pouco da vida no bairro sul-africano, onde as pessoas vivem sob as consequências do Apartheid - direta ou indiretamente - e fala ainda sobre como a opressão influencia diretamente na estrutura local.

 

 

5. You can't get lost in Cape Town - Zöe Wicomb

 

 

You can't get lost in Cape Town foi a primeira obra publicada de Wicomb. A obra é, em parte, autobiográfica e centrada em uma jovem mulher que está crescendo na África do Sul, durante a época do Apartheid. O livro é composto de diversas histórias curtas centralizadas na protagonista.

 


Curtiu e quer estudar inglês na África do Sul? Entre em contato com a gente através do email somos@lae-edu.com.br! ;)