LAE Responde: IELTS ou TOEFL: qual dos dois devo fazer?

 

A maioria dos cursos no exterior exige a comprovação de proficiência no idioma escolhido, especialmente se você optar por nível superior, como Graduação, Mestrado ou Doutorado. As duas provas mais exigidas pelas universidades são o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS). Ambas as provas testam o estudante para as habilidades de reading (leitura), writing (escrita), listening (escuta) e speaking (fala).

 

Alguns países ou instituições aceitam somente um ou outro, mas a maioria delas aceita ambos e aí entra a dificuldade de decidir qual prestar. Por isso, resolvemos fazer um resuminho pra te ajudar a decidir!

 

IELTS

 

O IELTS foi criado pela Universidade de Cambrigde e é administrado pelo British Council. O exame pode ser refeito quantas vezes você precisar e não tem prazo de validade, embora a maior parte das instituições solicite que tenha sido realizado nos últimos dois anos. Você pode prestar o IELTS Academic (se quiser estudar no exterior) ou o IELTS General Training (se quiser imigrar para algum país). A nota vai de 0 a 9 em cada uma das aptidões e as provas são aplicadas de uma a três vezes por mês em diversas cidades brasileiras.

 

 

O tempo total da prova escrita é de duas horas e meia, sendo a parte oral feita em outro momento ou data, antes ou depois da parte escrita. O tempo é dividido da seguinte maneira:

  1. Listening: 40 questões referentes a quatro áudios em 30 minutos

  2. Reading: 40 questões referentes a três textos em 60 minutos

  3. Writing: Duas redações em 60 minutos

  4. Speaking: Entrevista oral de cerca de 15 minutos

 

Diferenças em relação ao TOEFL:

  • Formato: A prova é toda feita em papel, manualmente.

  • Dinâmica: Todos os candidatos prestam cada etapa ao mesmo tempo.

  • Speaking: Realizado com um entrevistador em tempo real.

  • Listening: O áudio é colocado em uma caixa de som para a sala inteira.


 

TOEFL

 

O TOEFL é administrado pela ETS. A nota vai até 120 pontos e cada uma das seções vale 30 pontos. O exame tem validade de dois anos e pode ser feito em diversas cidades brasileiras algumas vezes por ano, sendo que possui mais centros prestadores no interior do Brasil do que o IELTS. A prova tem alguns formatos diferentes, mas o mais aceito é o iBT, feito totalmente no computador, em um centro credenciado em data previamente marcada. O tempo total da prova é de quatro horas e meia, divididas da seguinte maneira:

 

 

  1. Reading: De 36 a 56 questões em 60 a 80 minutos

  2. Listening: De 34 a 51 questões em 60 a 90 minutos

  3. Intervalo: 10 minutos

  4. Speaking: 6 tarefas em 20 minutos

  5. Writing: Duas redações em 50 minutos

 

Diferenças em relação ao IELTS:

  • Formato: A prova (iBT) é toda feita através do computador.

  • Dinâmica: Cada candidato presta a prova individualmente, passando para outra etapa quando estiver pronto. Isso pode fazer com que você esteja no Writing enquanto seu colega ainda está no Speaking, por exemplo.

  • Speaking: Realizado através do computador, sem a presença do examinador.

  • Listening: O áudio é realizado com o auxílio de fones de ouvido.

 


 

  • Tem alguma dúvida sobre os nossos serviços? Nos envie por Facebook ou via somos@lae-edu.com.br! A sua pergunta pode ser o LAE Responde da semana que vem!