LAE Oportunidades: 5 dicas para se dar bem no IELTS!

 

Confira abaixo cinco dicas para você estudar para o IELTS, um dos exames que testa a sua proficiência para estudar no exterior.

 

 

1. Se prefere estudar com a ajuda de um professor, contrate um particular e faça algumas aulas para entender melhor a dinâmica da prova. Dependendo do seu nível, poucas aulas são suficientes para ter uma boa base e seguir estudando em casa, caso queira. Quando se sentir mais familiarizado com a prova, você já pode seguir as próximas dicas.

 

2. Faça o curso online gratuito da University of Queensland no edX!

Organizado pelos professores de inglês da 48a melhor universidade do mundo, este curso é totalmente online e gratuito - você só paga se quiser obter um certificado ao final. O curso aborda as quatro bandas do teste (Listening, Speaking, Writing e Reading) de forma bem detalhada, visando desenvolver suas habilidades específicas para cada parte de cada uma das bandas. Um dos melhores materiais gratuitos da internet para o IELTS Academic.

https://www.edx.org/course/ielts-academic-test-preparation

 

3. Baixe livros de simulados na internet e pratique muito cada etapa da prova! Quanto mais você praticar, melhor irá se sair. Essa dica serve para quem já está familiarizado com a prova, tem um nível pelo menos intermediário-alto e prefere economizar estudando em casa. Há diversos livros e materiais gratuitos na internet para baixar que podem te ajudar muito nessa parte importante da preparação, a prática!

 

4. Mais perto da data da prova, pratique pelo menos três vezes o teste completo: uma prova seguida da outra, na ordem correta e com os tempos contados: primeiro 30 minutos para o Listening, depois 1 hora para o Reading e mais 1 hora para o Writing, totalizando 2 horas e meia. Fazer os simulados completos com os tempos exatos irá facilitar muito na hora da prova!

 

5. Na hora do teste de Reading, um dos segredos é não ler os textos completos, pois o tempo é curto. Leia primeiro as questões e depois procure as respostas no texto, fazendo uma leitura dinâmica das partes necessárias. As respostas de cada questão estão sempre na ordem dentro do texto. Por exemplo, se uma questão possui cinco afirmações para serem julgadas verdadeiras ou falsas, identifique onde está a primeira resposta no texto, e as demais respostas estarão obrigatoriamente depois dela, numa ordem sequencial.