Se você procura um destino educativo que também ofereça oportunidades de emprego, o Canadá dá opções muito interessantes. Da mesma forma que em outros países do primeiro mundo, para poder trabalhar paralelamente aos estudos no Canadá, se requer cumprir com alguns requisitos especiais:

Em primeiro lugar, você deve ter em conta que em nenhum caso os estudantes de cursos de inglês ou francês têm autorização para trabalhar legalmente no Canadá. Somente podem fazê-lo aqueles que estiverem cursando programas técnicos/vocacionais ou de educação superior, mas devem reunir outras condições, das quais dependerá que possam trabalhar, seja dentro da instituição ou for dela. Adicionalmente, o Canadá também oferece a aqueles que se formam em programas superiores ou técnicos a possibilidade de ficar trabalhando por um tempo equivalente ao que duraram seus estudos.

A LAE informa sobre todas estas condições e indica se o tipo de programa e a instituição que interessam a você habilitam para trabalhar durante seus estudos no Canadá.

No Campus

No Canadá, as instituições de ensino superior permitem que os estudantes internacionais trabalhem algumas horas no campus em que estudam.

Para poder trabalhar dentro da instituição em que estuda, você deve estar matriculado em tempo integral na instituição, preferivelmente uma que receba pelo menos 50% de fundos do governo.

Se este for o seu caso, você poderá trabalhar dentro do campus somente com o visto de estudante, não sendo necessário solicitar um visto de trabalho à parte.

Os empregos mais comuns que você pode encontrar dentro do campus de uma universidade canadense são na biblioteca, centros de documentação, papelarias ou cafeteria, entre outros. A LAE representa algumas instituições que cumprem com estas condições.

Fora do Campus

Graças a nova regulamentação, os estudantes internacionais de ensino superior têm atualmente a possibilidade de trabalhar fora do campus.

Os estudantes internacionais com visto de estudante no Canadá têm a possibilidade de obter experiência trabalhando no país, à medida que progridem através de seus estudos.

O tempo máximo que se pode trabalhar fora do campus durante, o período acadêmico, é de 20 horas semanais, enquanto que durante as férias, é possível trabalhar em tempo integral.
Para aproveitar esses benefícios, você deve cumprir as seguintes condições:

  • Ser um estudante em tempo integral.
  • Estar matriculado em uma instituição de ensino superior designado pelo governo canadense a fornecer educação para estudantes internacionais.
  • Estar em formação acadêmica ou profissional com duração de pelo menos seis meses para obtenção de um diploma de graduação, ou certificado.

Para trabalhar fora do campus, será necessário obter um número parecido com o CPF brasileiro, chamado SIN card (Social Insurance Number).

Você sabia que recentemente foi aberta a possibilidade para que os estudantes internacionais trabalhem fora da instituição?

Estágios

No Canadá, a experiência de trabalho é parte do currículo de alguns programas, como os co-op ou as internships.

Para obter uma permissão de trabalho nesta modalidade, você deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter um visto de estudante válido (e consequentemente, estar matriculado em um programa com duração maior a 6 meses).
  • O emprego desejado deve representar uma parte essencial para o desenvolvimento do programa de estudo.
  • Seu emprego deve fazer parte de um programa acadêmico, vocacional ou de formação profissional oferecido por uma instituição designada, e esta situação deve ser certificada através de uma carta emitida por um responsável acadêmico oficial da instituição.
  • O emprego co-op ou estágio não pode representar mais de 50% da duração total do programa.

Os programas que incluem um componente de experiência de trabalho são uma grande opção já que permitem desenvolver habilidades úteis para o mundo real.

Hay que tener claro que, antes de su viaje a Australia, todos los estudiantes deben tener su curso pago y contar con los fondos que garantizarán su sostenimiento durante el tiempo que tienen pensado permanecer en el país (en el caso de programas de varios años, deben poder demostrar al menos lo correspondiente al primer año). Es decir, que no deben ir a Australia con la idea de que el trabajo será una forma de costear los estudios.

No obstante, trabajar a la par de tus estudios puede ayudarte a sacar mayor máximo provecho a la experiencia australiana. Con lo que ganes podrás darte lujos como: asistir a conciertos, visitar parques naturales, comer en restaurantes finos, visitar otras ciudades del país, conseguir una bicicleta o comprar recuerdos para tus familiares, entre muchísimas más cosas.

Aparte de los beneficios económicos, trabajar como estudiante en Australia también te aportará mucho en el sentido de que podrás agregar experiencia internacional a tu currículo y pondrás en práctica tu inglés en situaciones reales.

Por regla general, los extranjeros matriculados en programas académicos con duración mayor a 3 meses pueden trabajar legalmente en Australia hasta 40 horas quincenales. Esto significa, que se puede distribuir la carga laboral entre las dos semanas de cada quincena: ejemplo, 25 horas en la primera y 15 en la segunda. En la época de vacaciones, el estudiante queda habilitado para trabajar tiempo completo, es decir, 40 horas semanales.

Las cosas son aún mejores para los matriculados en un Higher Degree by Research: programas de maestría o doctorado que no exigen asistencia a clases, presentación de trabajos o exámenes, sino solamente el desarrollo de un proyecto de investigación. Estos estudiantes no tienen un límite de horas laborables.

Los empleos más habituales para estudiantes son los de niñeros, aseadores, jardineros, meseros, vendedores o en servicio al cliente. También es común encontrar trabajo en las mismas instituciones, como monitores de la biblioteca o el laboratorio. Hay muchas más posibilidades, pero todo depende en gran medida que tan bueno sea el dominio del inglés del estudiante. Quizás al principio toque conformarse con un empleo no tan emocionante, pero con empeño y disciplina se puede progresar hacia cosas mucho mejores.

Sabia que você também tem a oportunidade de trabalhar ao finalizar seu programa?

Trabalhar após os estudos

O Canadá oferece oportunidades de emprego para os

{ }