LAE Destinos: Depoimento do Henrique e da Joana, estudantes de Engenharia da University of Queensland

 

O Henrique da Silva Couto e a Joana Marini de Oliveira estudaram Engenharia na University of Queensland (#5 da Austrália e #47 do mundo) em 2013 como parte do programa Ciências sem Fronteiras. Confira abaixo o depoimento deles sobre o período passado em Brisbane. Muito obrigada pela confiança, Henrique e Joana!

 

"A experiência que tivemos na Australia foi algo que, efetivamente, mudou nosso mindset e nos tornou pessoas muito melhores. Antes da viagem, como somos aqui do interior, resolvemos ir até o escritório de Porto Alegre da LAE, onde falamos diretamente com a diretora, que nos passou uma segurança incrível para que pudéssemos ter certeza que estávamos indo para o lugar certo. Nunca vamos nos esquecer do apoio que tivemos no processo. O mais legal foi que, na primeira tentativa, o meu application deu certo, mas o da Joana não. Então decidi não ir (ignorando todos os protestos da Joana). No ano seguinte, conseguimos, novamente com a ajuda da LAE, ir os dois para a mesma universidade (UQ), onde estudamos inglês por 4 meses e mais dois semestres de engenharia. Aproveitamos cada oportunidade que apareceu. Tanto eu quanto a Joana fizemos estágio, eu na CSIRO de Sydney, a área de engenharia cognitiva, a Joana na CSIRO de Brisbane, na área de Robótica e, durante nossos semestres de engenharia, conseguimos nos inscrever em diversas cadeiras avançadas, dos cursos de mestrado e foi onde nos apaixonamos muito pela Engenharia Biomédica, na qual, posteriormente, fizemos nossas teses de final de curso.

 

 

Entendemos as opiniões de vários críticos sobre o programa, mas, falando de nós e de inúmeros outros brasileiros que conhecemos neste percurso, entendemos que fizemos cada centavo investido pelo governo brasileiro em nossos estudos valer a pena. Embora, tenhamos sofrido muito ao voltar, trouxemos uma considerável bagagem de conhecimento conosco e ajudamos a desenvolver e promover pesquisa dentro de nossa universidade e inspirar outros a fazer o mesmo, sem falar no que ainda está por vir, é claro!"


Quer estudar na UQ como o Henrique e a Joana? Entre em contato com a gente por Facebook ou via somos@lae-edu.com.br e realize seu sonho de fazer um intercâmbio para a Austrália!